“Okê Caboclos! Salve!”
Hoje vamos saber um pouco sobre a história da Cabocla Jacira e receber suas mensagens de amor, fé e força.
Linha de Caboclos
Os Caboclos atuam na evolução e sabedoria dos seus filhos, sendo geralmente consultados para quase qualquer tipo de questão. Falam muito sobre a cura através das energias da natureza, pois Deus nos fornece tudo através dela.
São regidos por um Mistério Maior que pertence ao Trono do Conhecimento (Regência do Orixá Oxóssi).
São espíritos muito esclarecidos e caridosos, assim como os Pretos-Velhos. Tiveram encarnações como cientistas, sábios, magos, professores, entre outros. Em determinada encarnação, alguns realmente foram indígenas. Eles “baixam” nos terreiros para auxiliar aos irmãos enfermos da alma e do corpo.
“Os espíritos que se apresentam na Umbanda como Caboclos assumem a forma plasmada de “índios” em homenagem aos povos nativos do Brasil e de outras regiões do globo, que nutriam uma forte relação de amor e de respeito à Natureza e muito contribuíram com seus conhecimentos e valores morais e culturais para a formação da nossa Pátria”. (Texto extraído do livro Arquétipos da Umbanda, Rubens Saraceni, Madras Editora, 2007).
Entendam que os espíritos que atuam na Umbanda como Caboclos têm origens culturais e religiosas diversas, e nem todos foram indígenas (assim como nem todo Preto-Velho foi um Negro escravizado).
Os Caboclos nos fazem refletir sobre a importância do meio natural que nos acolheu e nos ajuda a compreender que somos parte da Criação Divina e que precisamos viver em harmonia com o Todo. Eles são um exemplo de forma de vida simples, natural, livre de preconceitos e artifícios, de arrogância e de vaidade. Sua atuação junto de nós é libertadora, própria daqueles que evoluíram.
Os Caboclos são profundos conhecedores das ervas e dos seus princípios ativos. Suas “receitas; (banhos, defumações, oferendas, etc.) costumam produzir curas inesperadas. Conhecem como ninguém o Reino Vegetal e podem nos ensinar o valor e a melhor utilização das ervas e dos alimentos vindos da terra.
São também grandes conhecedores da Magia, nos seus trabalhos costumam utilizar pembas, velas, essências, flores, ervas, pedras, frutas, sumo de ervas, raízes, cipós e sementes, entre outros elementos.
Sua forte carga magnética nos impulsiona a seguir em frente, a enfrentar os obstáculos com coragem e determinação. Caboclo é o Arquétipo do guerreiro corajoso, valente, simples, honrado, justo e harmonizado com as Forças da Mãe Natureza.
Pela simples presença entre nós, quando incorporados em seus médiuns, já nos imantam com essas fortes energias e nos estimulam a conseguir nossos objetivos.
A Jacira trabalha na linha direta de Oxóssi, Orixá guerreiro, das matas e da caça, mas atua também na força de Ossaim, Orixá das plantas e ervas.
Saudemos aos nossos amados Orixás Oxóssi e Ossaim: “Okê Arô Oxóssi!”, “Ewé Ó Ossaim!”, “Salve os Caboclos e as Caboclas!”
Jacira
Conheçam a história da Jacira, essa cabocla amorosa que sempre vem nos trazer muitas alegrias! “Okê Cabocla Jacira!”
Graças a Mãe Terra que nos acolhe, alimenta e cura. Ao Sol que nos aquece, a Água que purifica, ao Ar que sustenta a vida. Graças a todos vocês, os irmãos de jornada, que me ensinam a cada encontro. Graças a Deus por receber Seu amor e por poder compartilhá-lo, servindo sempre!
Até a próxima reunião! Desta amiga, Jacira.
Deixar um comentário