O que é Meditação?

A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura, focalização da atenção, respiração e/ou frase (mantra), para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, saúde de maneira geral além de auxiliar no foco e aumentar a produtividade no trabalho ou estudos.

É grátis e você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora. Pode ser feita em sozinha e em casa ou no trabalho. É importante praticar diariamente por 5 a 20 minutos, pelo menos uma vez ao dia.

Como Meditar?

Muito simples, veja abaixo as dicas para conseguir meditar e cuidar de você!

  • Tire um tempo para você
    Criar uma rotina é o ideal, planeje-se. Durante o dia – no horário em que se sinta mais confortável – desligue-se do mundo pelo período que irá estipular (entre 5 a 20 minutos). Pode ser ao acordar, para começar o dia com menos ansiedade e mais foco; no meio do dia para descansar um pouco das atividades ou quando for se deitar, para acalmar a mente antes de dormir.
    Coloque o despertador do celular para te avisar quando o período de meditação acabar, com isso você não fica preocupado em controlar o tempo e aproveita ainda mais esse momento.
  • Local
    O espaço onde você fará sua meditação pode ser em qualquer lugar, desde que seja um pouco mais tranquilo. Pode ser na sua cama, no seu quarto, no carro, em uma sala de reuniões e até mesmo na cadeira do escritório. Depende de você!
    O importante é estar em um ambiente tranquilo e com mínimo de distrações para facilitar a concentração.
  • Postura
    A melhor postura é a que não causa nenhum desconforto. Pode ser sentada ou deitada, desde que esteja confortável e com a coluna reta, ombros relaxados e pescoço alinhado. Mantenha os olhos fechados e deixe seus músculos relaxarem.
  • Respiração
    Dê uma atenção mais especial à respiração, utilizando os pulmões completamente. Faça uma inspiração profunda, puxando o ar utilizando a barriga e o tórax e uma expiração lenta e prazerosa.
    O controle da respiração pode não ser fácil no começo, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. Um exercício que pode ser feito é contar até 4 na inspiração, repetindo esse tempo para a expiração.
  • Foco
    Não adianta fazer meditação para ficar pensando em questões do dia a dia. Precisamos encontrar um foco para manter a atenção, que pode ser um som (mantra) que deverá ser repetido várias vezes para exercer um poder específico sobre a mente, auxiliando a concentração para a meditação. Esse som poderá ser vocalizado ou apenas pensado.
    Também é possível ter outros tipos de foco para a atenção: uma imagem, melodia, sensação de brisa na pele, a própria respiração ou, até, em algum pensamento positivo ou objetivo que deseja alcançar. O importante é que, para isso, a mente esteja calma e sem outros pensamentos.

    Eu, por exemplo, medito usando a palavra Deus. Mentalizo essa palavra e deixo o corpo sentir todas as sensações de paz e tranquilidade que Deus me representa!

    É muito comum que surjam diversos pensamentos durante a meditação, e, neste caso, não se deve brigar com eles, mas deixá-los vir e depois partir. Com o tempo e a prática, se torna mais fácil se concentrar melhor e evitar os pensamentos.

Importante ressaltar que temos, ainda, modelos complementares de meditação:

  • Observação
    Sente-se em um lugar calmo, feche os olhos, afaste-se de sua mente e observe seus pensamentos. Não os julgue ou os persiga; simplesmente deixe-os entrar e sair, enquanto você assiste de uma perspectiva externa.

  • Silêncio
    Sente-se, feche os olhos e ouça o silêncio ao seu redor. Se por um acaso o ambiente ficar barulhento, você também pode se concentrar em seus sons, isso também é uma forma de atenção plena.

  • Respiração
    Sente-se, feche os olhos e inale profundamente com a barriga e o tórax, depois expire lentamente. Concentre-se na sensação de sua respiração enchendo seu corpo e depois esvaziando-se. Todo o foco vai para o movimento que a respiração gera em seu corpo.

É isso! Tente todos os tipos até que encontre o melhor método de meditação para você!

Lembre-se: a meditação é totalmente aplicável no dia a dia para melhorar o bem-estar, saúde e a qualidade de vida.

Bjs!

Mah