Você sente algum desconforto nas costas? Dores leves ou moderadas? Vem comigo que vou dar dicas e técnicas que te ajudarão a prevenir e aliviar as dores.

O tipo mais comum de dores na coluna estão na região lombar. Estas dores estão cada vez mais frequentes e afetam não somente pessoas com idade mais avançada.

A dor nas costas pode estar associada a:

  • Fatores musculares
    Tensões ou lesões musculares podem ser responsáveis pelo início da dor, sendo ocasionadas por trabalhos repetitivos ou que exijam um esforço físico muito intenso. Nestes casos, a dor nas costas sinaliza uma sobrecarga que compromete a região.

  • Osteoporose
    Doenças em outras áreas do corpo também podem comprometer a região das costas. Um exemplo é a osteoporose que consiste na redução de densidade da massa óssea e que atinge mais comumente as mulheres. Essa doença metabólica pode causar dores frequentes nas costas

  • Doenças renais
    A maioria das doenças renais não causa dores lombares, mas o surgimento de pedras em um dos rins ou nas vias urinárias, assim como alguns casos de infecção urinária, pode acabar resultando em intensa dor na região com a irradiação, inclusive, para a virilha. Os sintomas podem envolver espasmos, sensação de cansaço, fadiga, reações dolorosas que podem incomodar – ou até atrapalhar algumas atividades – ao longo do dia, dentre outros.

  • Dor na coluna
    Está relacionada a problemas ósseos: alterações degenerativas nos discos intervertebrais ou articulações, escorregamento de vértebras, desvios dos eixos normais da coluna, acometimento da coluna por patologias como hérnia de disco, artrose, estenose do canal vertebral, osteofitose (bico de papagaio), dentre outras doenças.

Os sintomas são ainda mais fortes: a dor pode irradiar para outras áreas do corpo, como pernas, braços, nádegas, etc. Em alguns casos, a dor na coluna pode ser considerada incapacitante, reduzindo significativamente a qualidade de vida da pessoa. Também é comum a perda de sensibilidade e uma sensação de queimação/formigamento na região (que também pode irradiar).

Pela Medicina Tradicional Chinesa, os Rins são os órgãos que cuidam dos ossos e, consequentemente, da coluna. O fortalecimento deles é fundamental no combate as dores.

Podemos nos prevenir e aliviar dores fazendo simples tratamentos complementares:

Antes de dormir, coloque os pés em um balde com água bem quentinha e sal até metade da canela (aqui você também tratará outros órgãos!). Quando esfriar, seque os pés e se deite. Faça o processo pelo menos 3 vezes na semana quando em crise. Não ande descalça de maneira alguma, pois o frio entra pelos pés e ataca a coluna. Fácil né?

Coloque um grão de mostarda (pode ser painço ou feijão) com um esparadrapo, bem atrás do joelho (na dobra mesmo) – bem no meio. Esse é um ponto de acupuntura chamado B40 (Bexiga 40) que ajuda no fortalecimento da coluna (também auxilia nos joelhos e relaxamento de músculos e tendões). Deixe o esparadrapo por 5 dias, tire, descanse por uns 3 dias e coloque novamente por mais 5 dias.

Nota: Se estiver em crise, faça o procedimento e aperte e solte a semente por uns 3 minutos. Verá que a dor alivia na hora!

Corte o gengibre (com casca mesmo) em rodelas finas e coloque sobre a lombar, dorsal o cervical. Ponha uma bolsa de água quente em cima do gengibre e deixe até que esfrie. Repita pelo menos 3 vezes na semana quando em crise.

É um conjunto de técnicas corporais que trabalham com o Qi ou Energia Vital. O exercício “Respiração da Coluna” é maravilhoso para desobstrução e fortalecimento.

Fonte: Vídeo – Mestre de Qi Gong Paulo Minoru | Professor da Faculdade Ebramec/ Música – Lights | Patrick Patrikios

Postura fechada: (vídeo em 00:01:02) Flexione a coluna cervical, torácica e lombar, e o quadril ( báscula posterior). Aduza os ombros, flexione e supine os cotovelos adotando uma postura bem fechada como se fosse uma tartaruga e mantenha as mãos fechadas.

Postura aberta: (video em 00:01:04) Hiperestenda (um pouco) a coluna cervical, torácica e lombar e o quadril (báscula anterior). Abduza os ombros, flexione 90 graus e prone os cotovelos e mantenha as mãos fechadas.

Cuidado com a coluna cervical. Ela acompanha o movimento da coluna como um todo, e não pode exceder na flexão ou hipertensão.

O movimento é a troca dessas posturas, sem interrupção. Inspire fazendo a postura aberta e expire realizando a postura fechada. Realize os movimentos de forma suave, se usar força muscular.

É isso! Espero que essas dicas possam te ajudar na recuperação e prevenção desse problema que realmente atrapalha e limita bastante a vida de quem sofre com essas dores.

Qualquer dúvida, fico à disposição.

Beijocas!

Mah ♥