Todas as semanas no GECE fazemos o estudo sobre “O Evangelho segundo o Espiritismo”. O tema desta semana foi o capítulo XV: Fora da Caridade não há Salvação.

Esse capítulo começa com a Parábola do Bom Samaritano (que eram considerados hereges):

Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto.

 – Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante.

– Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante.

— Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele.

No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.

Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? Aquele que usou de misericórdia para com ele. (S. Lucas, 10:25 a 37.)

Em sua jornada física, Jesus sempre se refere a caridade e a humildade como alguns dos pilares da evolução espiritual, dando-nos exemplo através de ações. No Evangelho, se analisarmos apenas os títulos dos capítulos, também observamos que a maior lição moral transmitida é a transformação do orgulho e da vaidade em caridade e humildade. Essa é a condição absoluta da felicidade futura.

A caridade sempre deve vir em primeiro lugar, pois é ela que abrange todas as demais qualidades: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc… porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

Como única e verdadeira lei, Jesus nos ensina: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo!”

Se colocarmos nosso próximo como sendo nós mesmos, como gostaríamos de ser tratados? Isso é o que atualmente chamamos de Empatia.

Infelizmente, “calçar o sapato alheio” não faz parte do nosso dia a dia. Acabamos, na maioria das vezes, julgando, cobrando, mal dizendo, invejando, fofocando… enfim, tudo ao contrário do que prega a caridade. Nesse momento se analise: O que (de fato) você faz para seu próximo? Aqui não falamos de pessoas próximas como familiares e amigos, que fique bem claro!

Evolução Espiritual

Quando pensamos em evolução espiritual, sabemos que há dois níveis para o nosso progresso, sendo eles: 1º) Moral e 2º) Intelectual.

O Desenvolvimento Intelectual é o mais fácil de ser alcançado, mas também é trabalhoso colocar em prática o que se aprendeu para auxílio da humanidade. Já o Desenvolvimento Moral requer um esforço muito maior para combater nossas vicissitudes e hábitos, que nem sempre tem origem apenas nessa vida.

Gostaria de propor uma análise mais aprofundada sobre nós mesmos. Peguemos o “ontem” literal:

  • Como foi o seu dia?
  • O que fez de bom?
  • Quantas pessoas ajudou?
  • Surtou em algum momento?
  • Sentiu-se sem forças por alguma situação?
  • Foi amoroso(a) com as pessoas ou mais rude?
  • Parou algum momento para meditar e analisar suas ações?
  • Reclamou do tempo ou agradeceu a chuva?
  • Fez intriga?
  • Teve vontade de sumir ou encarou o dia com leveza e alegria?

Agora, quais foram suas respostas? Pendeu mais para o positivo ou para o negativo?

Lembre-se que somos antenas que transmitem e captam energias!

Atraso Espiritual

Acho bem interessante elucidar alguns sinais de atraso espiritual:

Se não temos foco, não teremos objetivos concretos e, principalmente, realizados.

Não estamos aqui a passeio! A vida deve ter um propósito, devemos criar planos e temos que nos esforçar para colocar em prática esses planejamentos e, assim, realizar nossos sonhos.

Estar sempre no “vai da valsa” não agrega valor espiritual.

Podemos dar vários sinônimos para a mágoa, como rancor, tristeza, chateação, ressentimento, ofensa, aversão, entre outros, mas o importante na verdade é saber que tudo isso nada mais é do que a falta de perdão.

Para que ficar preso(a) em dores que não te fazem progredir? Abra a mão do velho para receber o novo! Como diz a oração que Jesus nos ensinou: “… perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido…”

E aí, você realmente perdoa ou finge que perdoa?

Adoro o ditado: “Todos veem as pingas que tomo, mas não os tombos que levo!” e é muito fácil a gente se colocar na posição de vítimas e invejar o outro. Vou exemplificar:

  • Nossa! Fulano conseguiu tal coisa e eu não, por quê?
  • Ah… Fulana tem a mesma função que a minha, só que o salário é maior – isso é proteção ou está saindo com o chefe!
  • Caramba, como a fulana emagreceu, eu faço regime, mas não consigo ficar como ela! Deve estar doente… ou ainda, tomara que engorde porque está se achando demais!
  • Ahhh, que namorado lindo o dela! Tadinha, deve ser traída porque ele é muita areia para o caminhãozinho dela!
  • Poxa, tudo na vida da pessoa dá certo, por que para mim isso não acontece?

E então, já fez algo assim ou conhece pessoas assim? Ao invés de invejar e maldizer, esforce-se para transformar sua vida e conseguir o melhor! O Universo é ABUNDANTE e traz tudo de melhor para todos, basta você fazer por onde!

Você é a pessoa que quer ter, ter, ter e deixa de ser, estar, viver?

Como se vê em relação ao seu campo material? Não estamos falando que as pessoas não devem querer melhorar sua situação financeira, seus patrimônios e nem somos contra isso.

A questão aqui é exagerar em querer ter fama, sucesso, dinheiro, bens e deixar de lado a família, amigos, pessoas queridas.

Cuidado!

Você é daquelas pessoas que surtam quando as coisas não dão certo?

Olha que engraçado! Se não está dando certo é justamente porque você surta! Não é incrível mudar o modo de analisar as coisas?

O que se planta, se colhe. A calma e a tranquilidade fazem parte do espírito evoluído! Enquanto não aprender a controlar suas emoções, não terá avanços significativos na sua vida.

Esse é um ponto meio complicado para todas as pessoas. Bebida, comida, fofoca, droga, cigarro, imposição de opinião, “cara feia”, querer controlar todas as situções, enfim… todas as emoções que não controlamos e todos os excessos cometidos são sinais de atraso espiritual.

Onde não há equilíbrio, a matéria predomina e não o espírito.

A mentira é sempre prejudicial e é ilusão achar que mentir pode trazer bons frutos. A mentira afasta as pessoas que deixam de confiar no mentiroso, isola o indivíduo e pode acarretar depressão ou até mesmo causar sérios problemas aos envolvidos.

A verdade é sempre a melhor alternativa!

Chegamos ao assunto do estudo de hoje: Empatia. Onde está a caridade ou empatia quando apontamos o dedo para as pessoas? Quem te proclamou juiz dos outros?

Quando eu aponto o dedo para alguém, tenho três dedos apontados para mim mesma. Você não tem falhas? Como quer que as pessoas ajam em relação a você? Por que não agir da mesma maneira?

Antes de julgar, analise-se!

O mundo não está aqui para me servir! Eu faço parte do todo e qualquer ação minha interfere no equilíbrio do planeta.

Desperdício de água, comida e da vida mostra a falta de consciência das pessoas. Lembre-se que a natureza e os animais são nossos irmãos, e isso não é apenas papo de espírita “conservador”.

Observe nosso clima e veja se essas mudanças tão radicais de temperaturas e estações não tem a ver com nossas ações?

Já foi comprovado cientificamente que o alto consumo de carne pode causar câncer, diabetes, problemas de pressão, além de – obviamente – maltratar os animais que são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir e demonstrar emoções.

Seja responsável!

Fazendo um balanço dos itens acima, como posso receber somente bençãos e coisas boas em minha vida se as estou repelindo através das minhas ações?

Lembre-se sempre que espiritual e energeticamente atraímos apenas os iguais, ou seja, o que emanamos é o que atraímos!

Entramos numa egrégora(1) negativa que acabará adoecendo nosso corpo, pois toda doença começa no campo energético e depois somatiza no corpo físico.

Mudar, ou melhor, transformar a sua essência é sempre o melhor caminho.

Seja caridoso com você, esteja bem para poder ajudar o outro! Só assim você transformará sua vida, pois tudo no universo está conectado!

Beijos! 😘
Mah

(1) Egrégora é a força espiritual criada pela da soma de energias coletivas de pensamentos e sentimentos, com a sintonia do que emitimos.