Todas as semanas no GECE fazemos o estudo sobre “O Evangelho segundo o Espiritismo”. O tema desta semana foi o capítulo XV: Fora da Caridade não há Salvação.
Esse capítulo começa com a Parábola do Bom Samaritano (que eram considerados hereges):
Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto.
– Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante.
– Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante.
— Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele.
No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? Aquele que usou de misericórdia para com ele. (S. Lucas, 10:25 a 37.)
Em sua jornada física, Jesus sempre se refere a caridade e a humildade como alguns dos pilares da evolução espiritual, dando-nos exemplo através de ações. No Evangelho, se analisarmos apenas os títulos dos capítulos, também observamos que a maior lição moral transmitida é a transformação do orgulho e da vaidade em caridade e humildade. Essa é a condição absoluta da felicidade futura.
A caridade sempre deve vir em primeiro lugar, pois é ela que abrange todas as demais qualidades: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc… porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.
Como única e verdadeira lei, Jesus nos ensina: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo!”
Se colocarmos nosso próximo como sendo nós mesmos, como gostaríamos de ser tratados? Isso é o que atualmente chamamos de Empatia.
Infelizmente, “calçar o sapato alheio” não faz parte do nosso dia a dia. Acabamos, na maioria das vezes, julgando, cobrando, mal dizendo, invejando, fofocando… enfim, tudo ao contrário do que prega a caridade. Nesse momento se analise: O que (de fato) você faz para seu próximo? Aqui não falamos de pessoas próximas como familiares e amigos, que fique bem claro!
Evolução Espiritual
Quando pensamos em evolução espiritual, sabemos que há dois níveis para o nosso progresso, sendo eles: 1º) Moral e 2º) Intelectual.
O Desenvolvimento Intelectual é o mais fácil de ser alcançado, mas também é trabalhoso colocar em prática o que se aprendeu para auxílio da humanidade. Já o Desenvolvimento Moral requer um esforço muito maior para combater nossas vicissitudes e hábitos, que nem sempre tem origem apenas nessa vida.
Gostaria de propor uma análise mais aprofundada sobre nós mesmos. Peguemos o “ontem” literal:
- Como foi o seu dia?
- O que fez de bom?
- Quantas pessoas ajudou?
- Surtou em algum momento?
- Sentiu-se sem forças por alguma situação?
- Foi amoroso(a) com as pessoas ou mais rude?
- Parou algum momento para meditar e analisar suas ações?
- Reclamou do tempo ou agradeceu a chuva?
- Fez intriga?
- Teve vontade de sumir ou encarou o dia com leveza e alegria?
Agora, quais foram suas respostas? Pendeu mais para o positivo ou para o negativo?
Lembre-se que somos antenas que transmitem e captam energias!
Atraso Espiritual
Acho bem interessante elucidar alguns sinais de atraso espiritual:
Fazendo um balanço dos itens acima, como posso receber somente bençãos e coisas boas em minha vida se as estou repelindo através das minhas ações?
Lembre-se sempre que espiritual e energeticamente atraímos apenas os iguais, ou seja, o que emanamos é o que atraímos!
Entramos numa egrégora(1) negativa que acabará adoecendo nosso corpo, pois toda doença começa no campo energético e depois somatiza no corpo físico.
Mudar, ou melhor, transformar a sua essência é sempre o melhor caminho.
Seja caridoso com você, esteja bem para poder ajudar o outro! Só assim você transformará sua vida, pois tudo no universo está conectado!
Beijos! 😘
Mah
(1) Egrégora é a força espiritual criada pela da soma de energias coletivas de pensamentos e sentimentos, com a sintonia do que emitimos.
Deixar um comentário